Inicialmente este projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Técnicas de Animação de Grupo dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, no decorrer do 2º ano da Licenciatura de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
Hodiernamente, o bloguefólio é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II.
O blogue é uma página da internet que possui mecanismos simples de forma a que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Através do blogue é possível proporcionar uma experiência social na medida em que todos podem discutir ideias e opiniões sobre determinados assuntos sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
Este mecanismo é uma rede interactiva onde são partilhados conhecimentos de maneira a dinamizar a Educação. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta faz com que o seu currículo enriqueça e o seu curso fique com uma maior visibilidade. Através do bloguefólio o Educador Socioprofissional pode demonstrar os seus trabalhos, as suas experiências , também, adquirir o mesmo (através de outros blogues). Um ponto bastante relevante é o facto de o blogue não conter fronteiras, o que possibilita a comunicação com todos os indivíduos de diferentes locais.
Em síntese, para um Educador Socioprofissional, um weblog, também assim designado, é um portfólio pessoal, embora digital que se caracteriza como um espaço de intercâmbio, colaboração e debate. Deve ser construído gradualmente de maneira a que o Educador consiga relatar as suas experiências mais significativas para que seja possível a reflexão dos que visualizam os assuntos expostos.

Trabalho de grupo: Dramatização e métodos orientados para modificar as atitudes



Dramatização
“É a ação ou o efeito de dramatizar. Este verbo, por sua vez, significa dar forma e condições dramáticas a algo, tornar dramático ou comovente ou exagerar os aspetos negativos de uma situação”
(Dicionário da Língua Portuguesa)
Objetivos:
Consciencializar os participantes da existência de outros papéis sociais diferentes do seus;
Desenvolver as capacidades de compreensão e adaptação;
Preparar os participantes para  a solução de problemas que surgirão posteriormente;
Promover o crescimento cultural, oral e corporal.
 

Etapas:
Escolha do tema
Composição de grupos;
Estabelecer um objetivo;
Elaborar um guião;
Ensaio / Apresentação

A dramatização tem uma mais valia, pois possibilita uma maior compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade e memorização

Estrutura das Atitudes
Segundo Sherif o Homem está dividido em três zonas:
-Zona de aceitação;
-Zona de Rejeição;
-Zona de Não comprimento.

Formas de Expressão:
•Afetiva – Emoções ou sentimentos específicos ou do objeto na sua totalidade
•Cognitiva – Crenças acerca dos atributos específicos ou do objeto na sua totalidade
•Comportamental - Intenções de comportamento com respeito a atributos específicos ou ao objeto na sua totalidade

•Teorias das atitudes
Funções motivacionais das atitudes
“Representa a tentativa de compreender as razões que levam as pessoas a manter as suas atitudes” 


Funções instrumentais/ avaliativas e Funções simbólicas/ expressivas
Se o indivíduo tiver uma atitude positiva ou negativa e se manifestar vai ser aceite/punido pela sociedade.

Funções cognitivas das atitudes
Influenciam o modo como é processada a informação .
2 princípios:  Princípio do equilíbrio (o indivíduo percebe concordância de posição em relação a alguém que gosta, ou discordância em relação a alguém de quem não gosta).
             Princípio da redução da dissonância cognitiva
* Todos os indivíduos encontram consonância entre as diversas cognições que têm a respeito de um mesmo objeto
* Refere-se à relação entre 2 cognições incompatíveis da mesma pessoa face ao mesmo objeto

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