Jacob Levy Moreno era um judeu que nasceu a 6 de Maio de 1889, em Bucareste (Roménia). A sua mãe (Pauline) teve-o bastante jovem, com apenas 16 anos de idade. Ela era uma sonhadora, cheia de garra e bastante inteligente, o seu pai, de nome Nissim, era um homem de negócios de pouco sucesso, autoritário, sério e bastante ausente.Aos seis anos, Moreno e a sua família vão viver para Viena. O pai estava cada vez mais ausente, e por isso, Jacob, como filho mais velho, assume a posição de seu pai. Aos quatorze anos, numa tentativa de manter a família coesa, Nissim, Pauline e os seis filhos mudam-se para Berlim.
Mais tarde, Moreno, regressa a Viena,com o intuito de continuar os estudos anível da Medicina. Contudo, a família que deixou para trás, acaba por se desmoronar. A mãe regressa a Viena e o pai viaja para Istambul.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina com 19 anos. Adorava passear nos parques e formar grupos de improvisação com crianças. Contava diversos contos de fadas e fazia questão de nunca repetir uma história. Defendia que as pessoas que sofriam de doenças mentais, não deveriam ser discriminadas, e, sentir-se-iam mais realizadas se representassem algo que lhes transmitisse conforto e harmonia. Entre 1908 e 1914 Jacob e cinco companheiros apoiaram a Casa do Encontro. Esta instituição ajudava as pessoas através de uma terapia, onde cada um exprimia os seus sentimentos, os seus medos e crenças através da dança e do canto. Mais tarde, Moreno aplicou esta terapia a uma problemática social: a prostituição. Através deste projecto, muitas conseguiram advogados e médicos para as ajudar.
Psicodrama:
Sociodrama: