"Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face. E quando estiveres perto, arrancar-te-ei os olhos e colocá-los-éi no lugar dos meus. E arrancarei os meus para colocá-los no lugar dos teus. Então ver-te-ei com os teus olhos e e tu ver-me ás com os meus" (J.L.Moreno)
Jacob Levy Moreno era um judeu que nasceu a 6 de Maio de 1889, em Bucareste (Roménia). A sua mãe (Pauline) teve-o bastante jovem, com apenas 16 anos de idade. Ela era uma sonhadora, cheia de garra e bastante inteligente, o seu pai, de nome Nissim, era um homem de negócios de pouco sucesso, autoritário, sério e bastante ausente.
Aos seis anos, Moreno e a sua família vão viver para Viena. O pai estava cada vez mais ausente, e por isso, Jacob, como filho mais velho, assume a posição de seu pai. Aos quatorze anos, numa tentativa de manter a família coesa, Nissim, Pauline e os seis filhos mudam-se para Berlim.
Mais tarde, Moreno, regressa a Viena,com o intuito de continuar os estudos anível da Medicina. Contudo, a família que deixou para trás, acaba por se desmoronar. A mãe regressa a Viena e o pai viaja para Istambul.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina com 19 anos. Adorava passear nos parques e formar grupos de improvisação com crianças. Contava diversos contos de fadas e fazia questão de nunca repetir uma história. Defendia que as pessoas que sofriam de doenças mentais, não deveriam ser discriminadas, e, sentir-se-iam mais realizadas se representassem algo que lhes transmitisse conforto e harmonia. Entre 1908 e 1914 Jacob e cinco companheiros apoiaram a Casa do Encontro. Esta instituição ajudava as pessoas através de uma terapia, onde cada um exprimia os seus sentimentos, os seus medos e crenças através da dança e do canto. Mais tarde, Moreno aplicou esta terapia a uma problemática social: a prostituição. Através deste projecto, muitas conseguiram advogados e médicos para as ajudar.
Psicodrama:
Sociodrama:
Inicialmente este projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Técnicas de Animação de Grupo dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, no decorrer do 2º ano da Licenciatura de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
Hodiernamente, o bloguefólio é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II.
O blogue é uma página da internet que possui mecanismos simples de forma a que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Através do blogue é possível proporcionar uma experiência social na medida em que todos podem discutir ideias e opiniões sobre determinados assuntos sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
Este mecanismo é uma rede interactiva onde são partilhados conhecimentos de maneira a dinamizar a Educação. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta faz com que o seu currículo enriqueça e o seu curso fique com uma maior visibilidade. Através do bloguefólio o Educador Socioprofissional pode demonstrar os seus trabalhos, as suas experiências , também, adquirir o mesmo (através de outros blogues). Um ponto bastante relevante é o facto de o blogue não conter fronteiras, o que possibilita a comunicação com todos os indivíduos de diferentes locais.
Em síntese, para um Educador Socioprofissional, um weblog, também assim designado, é um portfólio pessoal, embora digital que se caracteriza como um espaço de intercâmbio, colaboração e debate. Deve ser construído gradualmente de maneira a que o Educador consiga relatar as suas experiências mais significativas para que seja possível a reflexão dos que visualizam os assuntos expostos.