
Âmbitos de Intervenção da Educação Social
Parcerisa (1999) citado por Serrano (2003) propões uma classificação de âmbitos sociais:
1- Animação e dinamização sociocultural: educação extra-escolar (complemento da escola). Exemplo: Actividades educativas de férias, Instituições Globais de Educação em tempos livres, entre outros.
2- Educação de pessoas adultas: educação básica, formação profissional e laboral.
3- Educação em sectores problemáticos específicos: imigração, justiça infantil, exclusão social, pessoas incapacitadas, minorias, entre outros.
4- Intervenção nos meios de educação informal: meios de cultura, de cuidados e de comunicação.
No II Congresso Estatal de Educação Social, são delimitados os seguintes âmbitos:
- Âmbitos comunitários: serviços de atenção primária e serviços especializados.
- Âmbitos Institucionais: residenciais, centros abertos e instituições fechadas.
- Áreas: de formação permanente e inserção social, educacional e de trabalho.
Sarramona e Úcar (1968), citados por Serrano (2003) , defendem outros campos de intervençao social:
1. Educação Permanente de pessoas adultas
2. Formação Laboral
3. Educação Especializada
4. Animação Sociocultural e tempos livres
Funções do Educador Social:
Funções de base: conjunto de actividades de cuidado e higiene, de alimentação, vestuário , protecção e diversas necessidades das pessoa.

Funções de Autoridade: fazer com que as regras se cumpram de maneira a garantir a protecção.
Funções de ajuda: escutar, proteger, tranquilizar, valorizar, facilitar a comunicação e acalmar.
Funções de identificação e apoio: ajuda nos relacionamentos nos trabalhos de casa das crianças, nos seus tempos de lazer e tenta arranjar meios/técnicas adequadas para facilitar a aprendizagem.
Funções de coordenação: deve existir uma equipa de educadores capaz de criar actividades e programas para jovens.
Funções de seguimento: ajudar e proteger os grupos mais desfavorecidos (continuamente).
Funções de derivação: saber aproveitar os recursos de cada grupo social e de espaço físico e material.
Funções de tratamento: ensinar as pessoas a ter regras e trabalhar os seus problemas individuais e colectivos.
Fonte: Serrano, Glória Pérez, 2003, Pedagogia Social Educação Social, Construcción Científica e Intervención práctica, Madrid.