Inicialmente este projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Técnicas de Animação de Grupo dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, no decorrer do 2º ano da Licenciatura de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
Hodiernamente, o bloguefólio é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II.
O blogue é uma página da internet que possui mecanismos simples de forma a que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Através do blogue é possível proporcionar uma experiência social na medida em que todos podem discutir ideias e opiniões sobre determinados assuntos sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
Este mecanismo é uma rede interactiva onde são partilhados conhecimentos de maneira a dinamizar a Educação. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta faz com que o seu currículo enriqueça e o seu curso fique com uma maior visibilidade. Através do bloguefólio o Educador Socioprofissional pode demonstrar os seus trabalhos, as suas experiências , também, adquirir o mesmo (através de outros blogues). Um ponto bastante relevante é o facto de o blogue não conter fronteiras, o que possibilita a comunicação com todos os indivíduos de diferentes locais.
Em síntese, para um Educador Socioprofissional, um weblog, também assim designado, é um portfólio pessoal, embora digital que se caracteriza como um espaço de intercâmbio, colaboração e debate. Deve ser construído gradualmente de maneira a que o Educador consiga relatar as suas experiências mais significativas para que seja possível a reflexão dos que visualizam os assuntos expostos.

Glossário




ANIMAÇÃO

A palavra animação deriva do latim, da palavra "ânima", que significa vida, sopro e alma.
É uma técnica que se baseia na sequenciação de fotografias, de desenhos ou bonecos, visando a sugestão de movimento ( Dicionário da Língua Portuguesa ).
O significado de animação também está associado à simulação de movimentos criados a partir de quadros e/ou imagens. (http://pt.shvoong.com)


GRUPO
Conjunto de pessoas ou objectos que formam um todo.  Associação normalmente cultural, recreativa ou desportiva. Conjunto de seres vivos com caracteristicas comuns que servem de base à constituição de categorias sistemáticas (espécie, género, família, etc.) ( Dicionário da Língua Portuguesa ).
"Um grupo, são dois ou mais indivíduos interdependentes que se influenciam mutuamente através de interacção social" (Forsyth, 1999). "Um grupo pequeno são dois ou mais indivíduos em interacções face-a-face, cada um deles consciente da interdependência positiva à medida que tentam alcançar objectivos mútuos, cada um consciente da sua condição de membro do grupo, e cada um consciente dos outros que pertencem ao grupo." (Johnson & Johnson, 1997).
O homem pode pertencer simultaneamente a diversos grupos com graus variados (exemplo, grupo familiar, profissional, amigos...). Para que um grupo seja considerado como tal, é necessário que os elementos que o constituem interajam com alguma frequência, deve existir normas e valores que permitam a sua organização, uma grande cooperação entre os membros e objectivos comuns.
Os grupos podem se caracterizar quanto a sua dimensão, composição, normas, sistemas de papéis, actividades e estrutura.
1. Quanto à dimensão:
- Grupos primários: carácter restrito, comunicação directa e face-a-face, interacções com grande frequência e espontâneas. Exemplo: Família
- Grupos secundários: carácter alargado, relações de cariz formal e regidas pelos papéis desempenhados. Exemplo: Profissão.
2. Quanto à composição: 
- Grupos homogéneos: objectivos comuns o que leva a uma maior eficácia na concretização dos mesmos, necessidades semelhantes, grande auto-satisfação e segurança.
- Grupos heterogéneos: os membros apresentam grandes diferenças o que gera conflitos e grandes tensões.
3. Quanto às normas:
- Grupos informais; relacionamento espontâneo, as regras são impostas pelo próprio grupo.
- Grupos formais: estabelece-se uma relação através de regras.
4. Quanto ao sistema de papéis:
Ocorre uma distribuição de estatutos pelos elementos do grupo, e, é a partir daqui, que, se estabelece as relações e as interacções.
5. Quanto às actividades:
- Claramente definidas: definição da posição de cada sujeito, maior eficácia na resolução das tarefas e nos objectivos.
- Menos definidas: grande grau de desorganização.
6. Quanto à estrutura
- Estrutura Formal: existe uma organização hierárquica (divisão de poderes).
- Estrutura Informal: não existe estruturação social.


LIDERANÇA
A liderança é uma influência interpessoal e é inerente a quase todos os grupos. As funções de liderança podem ser desempenhadas de forma esporádica (mudam de líderes com bastante frequência) ou continuada (os líderes permanecem), de modo formal ou informal. é uma função das necessidades existentes numa dada situação e baseia-se na relação entre o líder e os liderados. O líder pode ser institucional ou designado pelo grupo.
Líder Autoritário:
- Não consulta o grupo;
- A comunicação é superfula;
- Produtividade efectiva (na presença do líder);
- Insatisfação na realização das actividades;
Gera conflitos, frustrações e desinteresses.
Líder Permissivo/Liberal/Laissez-Faire:
- O grupo levanta os problemas, discute e decide as resoluções;
- Só intervém se for solicitado;
- Muda de objectivos sem qualquer tipo de argumentos;
- Ausência de reultados;
- Conflitos e frustrações frequentes.
Líder Democrático:
- Divisão de tarefas;
- Opiniões são discutidas e decididas entre todos;
- Aumento da Liberdade;
- Apoio mutuo;
- Elevado grau de satisfação;
- Boa produtividade;
- Aumento da criatividade.


MÁSCARAS

"As máscaras , construídas com qualquer tipo de materiais, têm sido utilizadas em todas as sociedades, podem ocupar o rosto e, por vezes, o corpo todo." (Marti, p.4, 2001). As máscaras cumprem funções como transformar a esconder. São utilizadas em actividades lúdicas hodiernas, como carnavais e em festas orientais, e, em rituais da Antiguidade, como no Extremo Oriente, Egipto, Grécia, Roma, entre outras.






MÉTODOS:
Os métodos referem-se ao diferentes modos que proporcionam uma determinada aprendizagem, uma vez que não dizem respeito ao vários saberes, mas sim ao modo como esses saberes são transmitidos.
É um conjunto estruturado de princípios para alcançar a intervenção e formação.


















TEATRO DE SOMBRAS

Conhecido também como sombras chinesas, é uma forma de criar e narrar histórias que cativam pessoas de todas as idades e de todo o mundo. Este teatro é apresentado por detrás de um pano branco de tela. "O teatro de sombras pode ser o primeiro passo para perder o medo de representar perante o público, pois o ecrã onde se projectam as sombras funciona como um elemento de protecção" (Marti, 2001, p.4). A representação de sombras é bastante complexa e depende de um grande esforço porque é necessário que o público perceba o que está a visualizar. Os actores devem ter um trabalho de expressão corporal para que os seus movimentos sejam precisos.


TÉCNICA

Conjunto de processos de uma arte, ciência ou ofício. Conjunto de meios utilizados para obter certo resultado. É um conhecimento prático, uma habilidade ( Dicionário da Língua Portuguesa ).
Conjunto de métodos e processos de uma determinada arte e/ou profissão(http://www.dicionarioweb.com.br/tecnica.html).
"São um conjunto de medidas e procedimentos que aplicados numa situação de grupo, servem para atingir os objectivos, produtividade e a gratificação grupal" (Aguilar, 1990). As técnicas são um conjunto de meios e procedimentos para serem utilizados em contextos grupais. Devem existir alguns cuidados relativamente as técnicas, tais como:
- grande quantidade e diversidade de técnicas;
- utilização adequada;
- evitar a repetição das técnicas;
- esmiuçar os objectivos;
- adaptar as técnicas ao grupo.
As técnicas são um conjunto de processos pedagógicos que se concretizam de acordo com uma certa ordem e até num certo contexto. Esse conjunto de processos pedagógicos refere-se às atitudes, procedimentos e atuações que o formador adota para utilizar da melhor forma os recursos que e dispõe com o objetivo de facilitar a apreensão do conhecimento. São todos os instrumentos e ferramentas que são utilizados com o intuito de melhorar o tratamento de um determinado método. São vários recurso imprescindíveis para potenciar e dinamizar uma relação pedagógica e garantir a aprendizagem