Inicialmente este projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Técnicas de Animação de Grupo dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, no decorrer do 2º ano da Licenciatura de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
Hodiernamente, o bloguefólio é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II.
O blogue é uma página da internet que possui mecanismos simples de forma a que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Através do blogue é possível proporcionar uma experiência social na medida em que todos podem discutir ideias e opiniões sobre determinados assuntos sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
Este mecanismo é uma rede interactiva onde são partilhados conhecimentos de maneira a dinamizar a Educação. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta faz com que o seu currículo enriqueça e o seu curso fique com uma maior visibilidade. Através do bloguefólio o Educador Socioprofissional pode demonstrar os seus trabalhos, as suas experiências , também, adquirir o mesmo (através de outros blogues). Um ponto bastante relevante é o facto de o blogue não conter fronteiras, o que possibilita a comunicação com todos os indivíduos de diferentes locais.
Em síntese, para um Educador Socioprofissional, um weblog, também assim designado, é um portfólio pessoal, embora digital que se caracteriza como um espaço de intercâmbio, colaboração e debate. Deve ser construído gradualmente de maneira a que o Educador consiga relatar as suas experiências mais significativas para que seja possível a reflexão dos que visualizam os assuntos expostos.

Métodos orientados para modificar as atitudes

São métodos com alguma orientação psicológica, podendo alguns deles ser utilizados em vários campos: saber, saber fazer, atitudes.

Discussão de Grupo:

Página para colorir falar em grupo (2)
  • Possibilidade de os participantes explorarem os seus receios, tentações, objeções;
  • Permite discutir o bom funcionamento entre o grupo; 
  • É indicado para motivar ou dar a conhecer algo;
  • É eficaz na assimilação de conhecimentos.



Dramatização:
  • Representar de improviso uma determinada situação;
  • Consciencializa os participantes da existência de outros papéis sociais diferentes do seu (poderá fazer com que se dê uma modificação de atitudes);
  • Desenvolve capacidades de compreensão e adaptação;
  • Possibilita ao formando a oportunidade de conhecer as opiniões e sentimentos dos outros;
  • Prepara os participantes para a solução de problemas que surgirão;
  • Promove o crescimento cultural, oral e corporal;
  • Pode ser utilizada na condução de entrevistas, para a formação de chefias...;
  • Promove a socialização e a criatividade.




Grupos de criatividade:
  • Constituídos por elementos de várias atitudes;
  • Funcionam de acordo com certas técnicas que favorecem a criação de novas ideias;
  • Tentam encontrar várias soluções para um determinado problema;
  • Se o líder for criativo, o desempenho do grupo será melhor.





Formação centrada nos participantes:
  • O formador assume o papel de coordenador;
  • O grupo desenvolve atividades livremente e de acordo com as necessidades e ritmos de cada um;
  • Formação de dirigentes;
  • Modelo pedagógico que favorece uma atitude não diretiva;
  • Atividades semi - estruturadas;
  • A pessoa em formação é sujeito e não objeto da própria formação (desempenha um papel ativo);
  • Promove o desenvolvimento pessoal

Sem comentários: