Comissão de Honra
Luís Barbosa | Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa
Joaquim Azevedo | Presidente Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
Comissão Científica
Clara Sottomayor | Universidade Católica Portuguesa
Catarina Ribeiro | Universidade Católica Portuguesa
Comissão Organizadora
Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim
Objetivos
- O Seminário tem como objetivo dar a conhecer as metodologias de intervenção da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim, refletir sobre Prevenção, Intervenção e (Re)integração de crianças e jovens em perigo, promovendo o debate interdisciplinar entre responsáveis institucionais, profissionais, estudantes e investigadores/as.
Destinatários
- Profissionais das áreas de Direito, Psicologia, Sociologia, Medicina, Serviço Social, Educação, Comunicação, Segurança Pública
- Voluntários/as, colaboradores/as de IPSS
- Estudantes do Ensino Superior
Programa
14h30: Sessão de abertura
Marco António Costa | Secretário de Estado da Segurança Social (a confirmar)
Luísa Tavares Moreira | Presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim
Joaquim Azevedo | Presidente Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
15h00: Painel 1 – Regaço na primeira pessoa
Catarina Sá | Coordenadora/psicóloga da Casa do Regaço
Marco Barros | Educador Social da Casa do Regaço
Rute Serra | Assistente Social da Casa do Regaço
15h45: Debate
Moderador | Madeira Pinto | Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto
16h15: Intervalo
16h30: Painel 2 – Nós e a família
Teresa Silva | Coordenadora/psicóloga, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Afago
Andreia Teixeira | Assistente Social, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Afago
Filipa Araújo | Educadora Social, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Afago
17h15: Debate
Moderador | José Luís Gonçalves | Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
17h45: Painel de encerramento - Reflexões finais
Catarina Ribeiro | Universidade Católica Portuguesa
Clara Sottomayor | Universidade Católica Portuguesa
Norberto Martins | Procurador da República
Conferência PNL Alto Desempenho na Educação:
Porquê um curso de PNL na Educação
Dia 15 de Novembro de 2011, entre as 21h30 e as 23h30
PNL: Programação Neuro-Linguística.
É um conjunto de ferramentas de maneira a garantir o bem-estar do Homem a todos os níveis.
Factores principais para a procura de PNL:
- Desmotivação;
- Infidelidade;
- Medo/Pânico;
- Fobias;
- Relacionamentos;
- ...
O porquê do PNL:
O PNL surgiu porque houve uma enorme necessidae de reprogramar a linguagem do Homem: mudança, tom e velocidade da voz.
Resumo:
- Hodiernamente a segurança está a diminuir. O único sítio onde temos que nos agarrar é a nós próprios;
- Uma grande dificuldade do ser humano é fazer aquilo que sabe;
- Quando temos a certeza de algo a motivação é elevada;
- Os alunos devem depositar esperança nos professores;
- Os professores devem ser um líder;
- O líder deve perceber quais são as caracteristicas de cada um e adaptar as suas técnicas e estratégias de transmissão de conhecimentos;
- No dia em que o aluno descobre o que quer ser, melhrora a sua performance;
- O aluno deve ter prazer em aprender;
- Identificar os objectivos é fundamental;
- O professor deve fornecer todas as ferramentas de maneira a que o aluno possa triunfar;
- O ser humano pode criar onde quiser independentemente das suas caracteristicas físicas, psicológicas, religiosas ou culturais;
- Todos nós temos sonhos e cada um deve seguir o seu;
- Quando não há crença no futuro, não há esperança.
(Adelino Cunha)
Acção de Formação "Espaço ao Cuidador"
22 de Setembro de 2011, na Unidade de Saúde Familiar de Canelas
Formadores:
- Enfermeira: Paula Moreira
- Assistente Social: Maria do Céu Fontão
Formação realizada no dia 10 de Setembro de 2011 no Centro Avançado de Sexualidades e Afectos (CASA)
Programa da Formação:
Modulo 1: Realidade da Prostituição.
Modulo 2: Realidade Jurídica da Prostituição.
Modulo 3: Realidade Mundial Política da Prostituição.
Modulo 4: Visualização de Testemunho Real da Prostituição.
Modulo 5: Sexualidades e Prostituição.
Modulo 6: Debate sobre a Prostituição e Esclarecimento de dúvidas
Resumo:
- A prostituição é a troca de favores sexuais não afectivos.
- Existem vários tipos de prostituição: de rua, de anúncio, feminina, masculina, de luxo, entre outras.
- Na época greco-romana a prostituição era legal.
- Na idade média houve uma tentativa de acabar com esta profissão devido ao poder religiosos e a questões de saúde.
- Em Portugal a prostituição não é proibida, contudo não é permitido actividades que favoreçam outros a nível monetário (o dinheiro que a/o prostituta/o ganha é condicionalmente para ela/e).
- A prostituição é uma profissão onde os direitos dos profissionais devem ser respeitados:
Resumo:
- A prostituição é a troca de favores sexuais não afectivos.
- Existem vários tipos de prostituição: de rua, de anúncio, feminina, masculina, de luxo, entre outras.
- Na época greco-romana a prostituição era legal.
- Na idade média houve uma tentativa de acabar com esta profissão devido ao poder religiosos e a questões de saúde.
- Em Portugal a prostituição não é proibida, contudo não é permitido actividades que favoreçam outros a nível monetário (o dinheiro que a/o prostituta/o ganha é condicionalmente para ela/e).
- A prostituição é uma profissão onde os direitos dos profissionais devem ser respeitados:
- Direito:
À liberdade, vida e segurança;
À saúde física e mental;
De igualdade perante a lei;
De movimentos e residência;
De casar e criar família;
A trabalhar;
A sair e entrar do seu próprio país;
De procurar asilo;
De participar na vida cultural;
De ser livre de escravidão e trabalho forçado;
(…)
3º Convívio Surdos - Ouvintes
23 de Julho, Quinta do Gatão Penafiel
Programa:
09h30: Boas Vindas
10h00-10h30: Lanche
13h00: Almoço
15h00-16h00: Teatro de Grupo
16h00-17h00: Desfile Reciclado
17h30: Entrega de Prémios
18h00: Encerramento/Despedida
Actividades para Idosos:
Jogo da Malha;
Damas;
Dominó;
Xadrez;
Cartas;
Flores (papel crepe);
Pintura de Azulejos.
Actividades para Crianças:
Cordas;
Hula-Hup;
Piscina Pequena;
Pinturas Faciais;
Jogos de Praia;
Bijutarias em Missangas;
Plasticina;
Pinturas e desenhos.