Inicialmente este projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Técnicas de Animação de Grupo dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, no decorrer do 2º ano da Licenciatura de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
Hodiernamente, o bloguefólio é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II.
O blogue é uma página da internet que possui mecanismos simples de forma a que seja possível postar textos, imagens e vídeos. Através do blogue é possível proporcionar uma experiência social na medida em que todos podem discutir ideias e opiniões sobre determinados assuntos sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
Este mecanismo é uma rede interactiva onde são partilhados conhecimentos de maneira a dinamizar a Educação. O facto de um Educador Socioprofissional utilizar este tipo de ferramenta faz com que o seu currículo enriqueça e o seu curso fique com uma maior visibilidade. Através do bloguefólio o Educador Socioprofissional pode demonstrar os seus trabalhos, as suas experiências , também, adquirir o mesmo (através de outros blogues). Um ponto bastante relevante é o facto de o blogue não conter fronteiras, o que possibilita a comunicação com todos os indivíduos de diferentes locais.
Em síntese, para um Educador Socioprofissional, um weblog, também assim designado, é um portfólio pessoal, embora digital que se caracteriza como um espaço de intercâmbio, colaboração e debate. Deve ser construído gradualmente de maneira a que o Educador consiga relatar as suas experiências mais significativas para que seja possível a reflexão dos que visualizam os assuntos expostos.

Acções de Formação


Comissão de Honra
Luís Barbosa | Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa
Joaquim Azevedo | Presidente Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
Comissão Científica
Clara Sottomayor | Universidade Católica Portuguesa
Catarina Ribeiro | Universidade Católica Portuguesa
Comissão Organizadora
Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim
Objetivos
  • O Seminário tem como objetivo dar a conhecer as metodologias de intervenção da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim, refletir sobre Prevenção, Intervenção e (Re)integração de crianças e jovens em perigo, promovendo o debate interdisciplinar entre responsáveis institucionais, profissionais, estudantes e investigadores/as.

Destinatários
- Profissionais das áreas de Direito, Psicologia, Sociologia, Medicina, Serviço Social, Educação, Comunicação, Segurança Pública
- Voluntários/as, colaboradores/as de IPSS
- Estudantes do Ensino Superior
Programa
14h30: Sessão de abertura
Marco António Costa | Secretário de Estado da Segurança Social (a confirmar)
Luísa Tavares Moreira | Presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim
Joaquim Azevedo | Presidente Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa 
15h00: Painel 1 – Regaço na primeira pessoa
Catarina Sá | Coordenadora/psicóloga da Casa do Regaço
Marco Barros | Educador Social da Casa do Regaço
Rute Serra | Assistente Social da Casa do Regaço
15h45: Debate
Moderador | Madeira Pinto | Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto
16h15: Intervalo
16h30: Painel 2 – Nós e a família
Teresa Silva | Coordenadora/psicóloga, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Afago
Andreia Teixeira | Assistente Social, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Afago
Filipa Araújo | Educadora Social, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Afago
17h15: Debate
Moderador | José Luís Gonçalves | Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
17h45: Painel de encerramento - Reflexões finais
Catarina Ribeiro | Universidade Católica Portuguesa
Clara Sottomayor | Universidade Católica Portuguesa
Norberto Martins | Procurador da República



Conferência PNL Alto Desempenho na Educação:
Porquê um curso de PNL na Educação
Dia 15 de Novembro de 2011, entre as 21h30 e as 23h30



PNL: Programação Neuro-Linguística.
É um conjunto de ferramentas de maneira a garantir o bem-estar do Homem a todos os níveis.

Factores principais para a procura de PNL:
- Desmotivação;
- Infidelidade;
- Medo/Pânico;
- Fobias;
- Relacionamentos;
- ...

O porquê do PNL:
O PNL surgiu porque houve uma enorme necessidae de reprogramar a linguagem do Homem: mudança, tom e velocidade da voz.



Resumo:
  • Hodiernamente a segurança está a diminuir. O único sítio onde temos que nos agarrar é a nós próprios;
  • Uma grande dificuldade do ser humano é fazer aquilo que sabe;
  • Quando temos a certeza de algo a motivação é elevada;
  • Os alunos devem depositar esperança nos professores;
  • Os professores devem ser um líder;
  • O líder deve perceber quais são as caracteristicas de cada um e adaptar as suas técnicas   e estratégias de transmissão de conhecimentos;
  • No dia em que o aluno descobre o que quer ser, melhrora a sua performance;
  • O aluno deve ter prazer em aprender;
  • Identificar os objectivos é fundamental;
  • O professor deve fornecer todas as ferramentas de maneira a que o aluno possa triunfar;
  • O ser humano pode criar onde quiser independentemente das suas caracteristicas físicas, psicológicas, religiosas ou culturais;
  • Todos nós temos sonhos e cada um deve seguir o seu;
  • Quando não há crença no futuro, não há esperança.
" Tudo o que determina um pessoa é ela mesma"
(Adelino Cunha)


 Acção de Formação "Espaço ao Cuidador"
22 de Setembro de 2011, na Unidade de Saúde Familiar de Canelas
Formadores:
- Enfermeira: Paula Moreira
- Assistente Social: Maria do Céu Fontão




Formação realizada no dia 10 de Setembro de 2011 no Centro Avançado de Sexualidades e Afectos (CASA)




Programa da Formação:
Modulo 1: Realidade da Prostituição.
Modulo 2:  Realidade Jurídica da Prostituição.
Modulo 3: Realidade Mundial Política da Prostituição.
Modulo 4: Visualização de Testemunho Real da Prostituição.
Modulo 5: Sexualidades e Prostituição.
Modulo 6: Debate sobre a Prostituição e Esclarecimento de dúvidas

Resumo:


A prostituição é a troca de favores sexuais não afectivos.
- Existem vários tipos de prostituição: de rua, de anúncio, feminina, masculina, de luxo, entre outras.
- Na época greco-romana a prostituição era legal.
- Na idade média houve uma tentativa de acabar com esta profissão devido ao poder religiosos e a questões de saúde.
- Em Portugal a prostituição não é proibida, contudo não é permitido actividades que favoreçam outros a nível monetário (o dinheiro que a/o prostituta/o ganha é condicionalmente para ela/e).
- A prostituição é uma profissão onde os direitos dos profissionais devem ser respeitados:
- Direito:
À liberdade, vida e segurança;
À saúde física e mental;
De igualdade perante a lei;
De movimentos e residência;
De casar e criar família;
A trabalhar;
A sair e entrar do seu próprio país;
De procurar asilo;
De participar na vida cultural;
De ser livre de escravidão e trabalho forçado;
(…)


3º Convívio Surdos - Ouvintes
23 de Julho, Quinta do Gatão Penafiel


Programa:

09h30: Boas Vindas
10h00-10h30: Lanche
13h00: Almoço
15h00-16h00: Teatro de Grupo
16h00-17h00: Desfile Reciclado
17h30: Entrega de Prémios
18h00: Encerramento/Despedida

Actividades para Idosos:

Jogo da Malha;
Damas;
Dominó;
Xadrez;
Cartas;
Flores (papel crepe);
Pintura de Azulejos.

Actividades para Crianças:
Cordas;
Hula-Hup;
Piscina Pequena;
Pinturas Faciais;
Jogos de Praia;
Bijutarias em Missangas;
Plasticina;
Pinturas e desenhos.